Documentos fiscais: 5 dicas para uma gestão eficiente

Documentos Fiscais Confira Dicas Para Evitar Multas E Penalidades Em Caso De Auditorias Fiscais - Compliance Contadores

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Documentos fiscais: 5 dicas para evitar multas e ter uma boa gestão 

Controle de documentos fiscais: entenda a importância de manter a boa gestão e evite sanções. Veja como manter suas finanças saudáveis!

Os documentos fiscais são extremamente importantes para empresas de qualquer regime tributário e porte. Eles são muito utilizados para garantir a regularidade das empresas diante do Fisco.

Para manter uma boa gestão dos documentos fiscais, é muito importante seguir alguns passos para a organização. 

Além disso, fique atento à legislação vigente, pois cada documento deve ser mantido guardado por um determinado período de tempo, por isso verifique a legislação de cada documento para garantir a conformidade fiscal.

Veja, em nosso artigo, como manter o controle adequado dos documentos fiscais para evitar multas, sanções e outras penalidades. 

Documentos fiscais: o que são? 

De acordo com a Secretaria da Economia, os documentos fiscais são definidos como comprovantes de registro de transações comerciais de produtos ou serviços. 

Não ter ou emitir os documentos fiscais é considerado sonegação, podendo gerar multas e outras sanções. 

Os principais documentos fiscais obrigatórios para empresas são:

  • Nota Fiscal eletrônica (NF-e): Ela registra as operações referentes à circulação de mercadoria ou prestações de serviços;
  • Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e): Responsável pelo registro das operações relacionadas às prestações de serviços;
  • Cupom Fiscal eletrônico (CF-e): Documento emitido através de um equipamento, no caso de São Paulo, por exemplo, o SAT. Utilizado principalmente no varejo para registro das operações de vendas;
  • Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e): Utilizado para registro de transporte de produtos e mercadorias; apresenta todos os dados relevantes sobre cada item;
  • Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e): É o documento, adquirido geralmente no varejo, pelo consumidor final após uma compra. 

Veja mais sobre documentos fiscais:

  • Auditoria fiscal: 5 problemas que ela ajuda a solucionar no seu comércio
  • O que você precisa saber sobre a escrituração digital das obrigações fiscais
  • Classificação fiscal: saiba como reduzir custos no varejo!

Documentos fiscais: quais são os prejuízos causados pela falta deles?

Não emitir ou não arquivar corretamente documentos fiscais pode causar diversos prejuízos para a sua empresa. Entre os principais, temos:

Multas e penalidades: A legislação exige a devida ordem dos documentos fiscais emitidos pelas empresas. Tanto a falta quanto a emissão incorreta podem gerar multas e penalidades para seu negócio.

Perda de créditos fiscais: Com a falta do registro adequado das operações, através dos documentos fiscais, sua empresa pode estar perdendo seus direitos de recuperação de créditos.

Dificuldade em auditorias: Não manter o devido registro e organização dos documentos fiscais vai gerar dificuldades no processo de auditoria, sejam elas internas ou externas. Isso prejudica a empresa em diversos sentidos e atrapalha a contabilidade, gerando desequilíbrio na otimização da rentabilidade. 

Risco legais: Não manter os documentos fiscais em dia, pode causar riscos legais para a sua empresa, podendo gerar processos entre outros problemas com o Fisco.

Documentos fiscais: 5 dicas para manter um controle eficiente

1- Organize as Notas Fiscais e outros documentos:

Mantenha as suas notas fiscais e documentos, relevantes para auditorias, armazenados de modo organizado e de fácil acesso. Uma plataforma de gestão de notas fiscais pode ajudar nesse processo. 

2- Estabeleça uma rotina

Foque em processos claros para o bom controle dos documentos fiscais da sua empresa. Mantenha uma rotina adequada e ajuste conforme necessário. Assim, fica mais fácil evitar erros e outras inconformidades relacionadas. 

3- Revise as informações

Antes de emitir cada documento fiscal, confirme as informações para garantir a conformidade. Evite multas e outros problemas junto ao Fisco dessa maneira. Além disso, você também poupa a burocracia de um eventual cancelamento daquela documentação. 

4- Invista no armazenamento 

O armazenamento dos documentos fiscais é obrigatório. Fique atento ao prazo que cada documento deve ser mantido sob guarda. 

5- Automatize a escrituração fiscal

Utilize softwares para garantir uma maior conformidade dos seus documentos fiscais. Através de aplicativos especializados no assunto, é possível automatizar o recebimento das NF-e e até a emissão, por exemplo, direto da SEFAZ. 

Compliance Contábil: como uma gestão fiscal eficiente pode ajudar a saúde financeira das empresas? 

Contar com uma equipe especializada na gestão e auditoria de documentos fiscais é primordial para atingir bons resultados. 

A Compliance Contábil conta com uma auditoria de documentos fiscais focada na redução de impostos e na conformidade fiscal da sua empresa.

Nós cruzamos as informações fiscais para garantir a conformidade, proteção jurídica, segurança dos dados e evitar penalidades. 

Entre em contato com um especialista em auditoria fiscal e confira se sua empresa está em conformidade! 

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