Erros financeiros no atacado: como evitar 4 dos mais comuns?

Descubra 4 Erros Financeiros Mais Comuns E Como Eliminá Los De Maneira Segura! - Compliance Contadores

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Descubra 4 erros financeiros mais comuns e como eliminá-los de maneira segura

Entenda como você, empreendedor, pode evitar os erros financeiros mais comuns que ocorrem no atacado. Evite maiores problemas em sua gestão!

Os erros financeiros podem gerar muitas dores de cabeça para os empresários.

Afinal, eles podem ter impactos significativos na gestão financeira do seu comércio, o que afeta o sucesso e o crescimento sustentável.

Neste artigo, explicaremos os principais erros relacionados às finanças, bem como algumas ações eficientes para resolvê-los sem dificuldade.

Portanto, acompanhe a leitura e maximize seus lucros!

Leia também:

O que são os erros financeiros e como podem afetar seu comércio?

Os erros financeiros se referem aos equívocos ou falhas na gestão de dinheiro de um negócio.

Eles podem gerar prejuízos, desperdícios, perda de clientes, bem como endividamento e inadimplência, além de outros cenários negativos.

Para evitar esses transtornos, é preciso planejar, controlar, negociar e cobrar bem, além de usar ferramentas e técnicas adequadas.

4 erros financeiros mais comuns cometidos pelos empresários

Apesar de estarem atentos aos mais diversos fatores que envolvem a gestão do seu negócio, os empreendedores acabam cometendo algumas falhas em algum momento, seja por desatenção, falta de conhecimento ou outros motivos.

Abaixo, apresentamos quatro dos principais erros financeiros cometidos no comércio atacadista. Veja!

1- Falta de um planejamento financeiro adequado

Não possuir um planejamento sobre suas finanças adequado é um dos principais erros cometidos no comércio atacadista.

Isso porque essa é uma ferramenta essencial, que permite definir metas, orçamentos, fluxo de caixa, investimentos, custos, receitas e despesas.

Dessa forma, sem um planejamento financeiro, o atacadista fica sem controle sobre os recursos financeiros e, principalmente, visão do seu futuro.

Mas você, empresário, sabe como solucionar esse problema?

Para isso, é necessário elaborar um planejamento financeiro detalhado e realista, considerando todos os aspectos do seu negócio, como público-alvo, mix de produtos, mercado, concorrência, fornecedores, impostos e prazos.

Além disso, é preciso analisar as margens e indicadores de desempenho.

O acompanhamento e atualização do planejamento financeiro frequentemente, visando verificar se os objetivos estão sendo alcançados — para eventuais ajustes —, também se faz essencial.

2- Controle de estoque incorreto

A falta de um controle de estoque efetivo é outro erro financeiro que os comerciantes cometem com frequência no atacado.

No entanto, o estoque é um dos principais ativos do atacadista, já que representa seu capital de giro e fonte de renda.

Dessa forma, se não for controlado corretamente, pode se tornar um problema financeiro significativo, gerando custos excessivos, desperdícios, perdas, obsolescência, bem como falta ou excesso de mercadorias.

Visando realizar um controle seguro do seu estoque, é recomendado usar ferramentas e técnicas adequadas, como sistemas de gestão integrados.

Inventário rotativo, curva ABC, demanda sazonal, ponto de reposição, lote econômico, além do giro de estoque e margem de segurança também são alguns fatores que ajudam a evitar falhas no controle de estoque.

Além disso, faça uma análise constante para identificar mercadorias mais vendidas, menos vendidas, as que possuem maior lucro ou menor, assim como questões envolvendo a rotatividade e prazo de validade.

3- Não negociar bem com os fornecedores

Os fornecedores são parceiros fundamentais do atacadista, devido ao fornecimento de mercadorias que são revendidas aos seus clientes.

No entanto, se o empresário não negociar bem com seus fornecedores, poderá perder oportunidades viáveis de melhores preços, condições, prazos, qualidade, variedade e disponibilidade de produtos.

Para eliminar esse erro financeiro, busque estabelecer uma relação de confiança, transparência e parceria.

Realize pesquisas de mercado, compare ofertas, avalie reputação, capacidade, pontualidade e a flexibilidade dos fornecedores.

Também é preciso definir critérios para sua escolha, realizar cotações, solicitar amostras para testar produtos, bem como outros fatores essenciais.

4- Política de crédito e cobranças ineficaz

Sobretudo, a política de crédito e cobrança se trata de um conjunto de regras e procedimentos que o atacadista utiliza para conceder crédito aos seus clientes, receber pagamentos e recuperar os inadimplentes.

Se a política de crédito e cobrança for ineficaz, o atacadista pode ter problemas de caixa, de inadimplência, custos financeiros, bem como perda de clientes e de imagem.

Por isso, tenha uma política de crédito e cobrança adequada, que seja clara, coerente, objetiva, além de equilibrada e atualizada.

Defina critérios de concessão, como limite, prazos, forma, taxa de juros, descontos e garantias, entre outros.

Além disso, é preciso fazer uma análise de crédito dos clientes, verificando a sua capacidade, solvência, pontualidade e histórico de pagamento.

Também é necessário fazer um acompanhamento de crédito dos clientes, monitorando os saldos, vencimentos, atrasos, acordos e outros aspectos.

Por fim, para realizar cobranças de créditos dos clientes, é possível utilizar canais como telefone, SMS, e-mail, boleto, negativação ou ação judicial.

A Compliance Contábil pode ajudar a evitar os erros financeiros em seu atacado!

Para evitar os erros financeiros que podem comprometer o sucesso de um atacado, é importante contar com uma contabilidade especializada em comércio atacadista.

Ela pode auxiliar em diversas atividades, como no planejamento e controle do fluxo de caixa ou estoque, análise da concorrência e das margens de lucro.

Além disso, os contadores podem ajudar no cálculo correto dos impostos e das alíquotas, a negociação vantajosa com os fornecedores e a geração de relatórios e informações estratégicas que orientem as decisões.

Nós, da Compliance Contabilidade, somos um escritório que tem como objetivo atender nossos clientes, de forma personalizada, visando entregar soluções efetivas e sanar suas reais necessidades.

Por isso, contamos com um time altamente especializado e com experiência para garantir segurança, qualidade e satisfação nos serviços prestados.

Converse conosco e veja como podemos ajudar na gestão do seu comércio atacadista!

Conte com uma assessoria especializada e profissionais capacitados!

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