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ToggleLivro-caixa: Veja o passo a passo e elabore um para seu varejo
Descubra o que é o livro-caixa, qual a sua importância e por que você deve fazê-lo em seu negócio.
Você sabia que o livro-caixa é um documento contábil essencial para o seu varejo? Por isso, neste artigo, trazemos um guia completo sobre ele.
Descubra o que é o livro-caixa, sua importância e como fazer um para o seu negócio.
O que é um livro-caixa?
Um livro-caixa é um registro cronológico de todas as movimentações financeiras do seu varejo, ou seja, tudo o que entra e sai de dinheiro no seu caixa. Ele pode ser feito manualmente, em um caderno ou fichário, ou ainda digitalmente, em um software ou planilha.
O livro-caixa deve conter as seguintes informações:
- Data da operação;
- Histórico ou descrição da operação;
- Valor da entrada ou saída;
- Saldo do caixa.
Por que fazer um livro-caixa?
Com um livro caixa, você consegue acompanhar o desempenho financeiro de seu varejo e cumprir as obrigações fiscais, já que ele é obrigatório em alguns regimes tributários como o Simples Nacional e Lucro Presumido.
Por fim, você também consegue controlar o seu fluxo de caixa, sabendo quanto dinheiro você recebeu e gastou determinado período.
Como fazer o livro-caixa para seu varejo?
Veja agora o passo a passo para elaborar esse documento tão importante para seu negócio:
Escolha o formato do livro-caixa
Você pode optar por fazer um livro manual ou digital, conforme sua preferência e disponibilidade. O importante é que ele seja organizado, atualizado e confiável.
Registre todas as saídas e entradas de dinheiro
Você deve anotar no livro caixa todas as operações financeiras do seu varejo, como vendas, compras, pagamentos, recebimentos, devoluções, descontos, etc. Informe também a data, o histórico, o valor e o saldo do caixa a cada movimentação.
Faça o fechamento do caixa diariamente
Para manter a atualização, é importante que você confira o saldo do caixa no final de cada dia, verificando se ele bate como valor registrado. Se houver alguma diferença, você deve identificar e corrigir o erro.
Além disso, você também deve guardar os comprovantes das operações, como notas fiscais, recibos, extratos, etc.
Faça o balanço do caixa periodicamente
Por fim, é necessário fazer um balanço do caixa em intervalos regulares, como semanal, mensal ou anual. Você deve somar todas as entradas e saídas de dinheiro do período e verificar o resultado.
Os resultados podem ser comparados com os de meses anteriores para verificar o desempenho do seu negócio.
Conte com a Compliance para ajudar você!
Você conferiu agora que o livro-caixa é um documento essencial na gestão financeira de seu negócio. Além disso, elaborá-lo é extremamente importante e simples.
Contudo, se você quer simplificar ainda mais a gestão financeira e contábil de seu varejo, conte conosco para isso. A Compliance Contábil tem 13 anos de experiência voltados para a contabilidade para o varejo.
Com a nossa equipe de especialistas, garantimos que você não terá problemas ao gerir as suas finanças. Sendo assim, não perca mais tempo e nos contate para receber a ajuda que você merece!
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